O QUE É MOPP E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA? ENTENDA!

O cotidiano das estradas é repleto de dificuldades, riscos e tecnicalidades. Por isso, é muito importante investir na capacitação dos motoristas da sua frota, garantindo a composição de uma equipe consciente, atenta e qualificada. Foi com isso em mente que elaboramos este conteúdo essencial sobre o tema, em que falaremos sobre o curso MOPP. 

Como você perceberá durante a leitura, essa é uma certificação indispensável para o transporte responsável, seguro e regular de cargas perigosas. Por isso, reunimos aqui as curiosidades mais importantes do tema, explicando o que é MOPP, qual sua importância, qual o destino das cargas e muito mais. Então, não fique de fora e acompanhe!

O que é MOPP?

Como você já deve ter notado, MOPP é uma sigla, que abrevia Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Portanto, o curso MOPP é uma qualificação que habilita o caminhoneiro a realizar esse tipo de trabalho, com responsabilidade, perícia, técnica e atenção. Atualmente, o transporte rodoviário é responsável por mais de 60% de todo o transporte de cargas no Brasil. 

Por isso, é comum que transportadores desse setor recebam ofertas para realizar o deslocamento desse tipo de carga e mercadoria, que, geralmente, é volátil, sensível e extremamente delicado e perigoso. É justamente para atender esse tipo de necessidade que foram criados os cursos MOPP, que têm o objetivo de capacitar o transportador a lidar com esse serviço. 

Entre os principais tipos de produtos perigosos, destacamos materiais como explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, oxidantes, peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas, substâncias infecciosas, materiais radioativos e elementos corrosivos, assim como artigos perigosos no geral. 

Afinal de contas, a categorização de periculosidade está diretamente ligada ao risco e ao dano potencial que essas cargas podem provocar tanto ao meio ambiente quanto às pessoas que entram em contato desprotegido com esses materiais. Por isso, o manuseio e o transporte dessas mercadorias é realizado com um maior nível de perícia e prevenção.

Além disso, o curso é uma oportunidade sensacional para os profissionais que querem se destacar no mercado, já que são pouquíssimos os motoristas que contam com essa especialização. É a partir dessa certificação que o caminhoneiro se mostra apto a lidar com esse tipo de trabalho, que tende a pagar mais devido à delicadeza da carga e à importância da operação. 

Para realizar o custo, basta cumprir os requisitos mínimos para acessar essa certificação, que são: ter mais de 21 anos, CNH, não ter infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses e não estar em processo de cassação da CNH ou cumprimento de pena, pois é um curso voltado a certificar profissionais que se destacam justamente pela disciplina, cautela e responsabilidade. 

Como é feita a destinação correta de cargas perigosas?

Um dos pontos mais críticos dessas cargas é que elas só podem ser movimentadas por operadores licenciados. Por isso, a oferta desse tipo de frete só é direcionada a transportadoras e, consequentemente, a motoristas que sejam certificados na área. Além disso, as informações do transportador fazem parte do MTR, o Manifesto de Transporte de Resíduos. 

Por isso, a circulação de produtos perigosos também demanda documentações atualizadas do transportador, tais como RG, CNH e foto recente. Atendendo a esses requisitos mínimos, é possível emitir o MTR e regularizar o despacho da carga. Inclusive, a liberação da carga só deve ocorrer se o motorista responsável apresentar um certificado MOPP atualizado.

Tratando-se de resíduos, esses materiais costumam ser transportados para centros de tratamento especializados, que possuem toda a infraestrutura necessária para manejar e diminuir a periculosidade desses materiais, ou, simplesmente, isolá-los ou descartá-los de maneira segura, eficiente e responsável — principalmente do ponto de vista ambiental. 

Já as cargas que não são resíduos, mas mercadorias, têm como destino as outras etapas de suas respectivas cadeias produtivas — por exemplo, o combustível que é transportado das refinarias para os postos. Em todos os casos, o importante é perceber que, se um produto é tipificado como perigoso, o seu transporte só pode ocorrer por meio de um motorista devidamente certificado.

Qual é a importância do MOPP?

O MOPP é uma ferramenta que tem um papel fundamental na garantia da segurança social e ambiental. Sem essa certificação, o percentual de acidentes, tragédias, calamidades e contaminações envolvendo essas cargas seria muito maior, já que a desqualificação e a negligência são extremamente prejudiciais para todo tipo de transporte — e para este, especificamente

Além da importância socioambiental, o MOPP também tem um peso gigantesco na segurança do trânsito, sendo um mecanismo de redução de acidentes e fatalidades. Por fim, mas não menos importante, a certificação é uma forma de conquistar diferenciação e domínio de mercado tanto para as transportadoras quanto para os motoristas. 

Para os motoristas, ter a certificação MOPP é abrir portas para novas oportunidades de frete que, frequentemente, remuneram mais do que as alternativas convencionais. Para as transportadoras, contar com profissionais com essa certificação é garantir que você não perde serviços no mercado, pois tem motoristas qualificados para assumir essas responsabilidades. 

Outro detalhe importante é notar que o MOPP não é uma certificação obrigatória para todos os motoristas. Buscar essa certificação é totalmente opcional para o profissional de transporte. O que ocorre é que essa costuma ser uma boa decisão, pois amplia o leque de ofertas que esse profissional pode aceitar no mercado. 

Basta considerar o grande número de mercadorias que só podem ser transportadas por pessoas com essa certificação, tais como combustíveis, químicos, materiais gasosos, resíduos de todos os tipos, elementos corrosivos, substâncias tóxicas e muito mais. Do fertilizante ao nitrogênio líquido, do lixo hospitalar ao óleo diesel, existe uma infinidade de cargas restritas a essa categoria. 

Como você pôde ver, o MOPP é um curso fundamental para quem quer se desenvolver na área, recebendo serviços cada vez mais qualificados, interessantes e competitivos. É por isso que sempre “batemos na tecla” da qualificação. Quanto mais competente é a sua frota, mais segura, eficiente e consistente é a sua operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *