Os motores a combustão interna foram criados a muito tempo atrás e equiparam os primeiros veículos automotores, apresentando boa performance e eficiência. Na atualidade, mesmo com o investimento em novas tecnologias, como é o caso dos motores elétricos, os movidos a combustão ainda estão entre as opções mais utilizadas em veículos de passeio e caminhões.
Para os motoristas que de alguma forma dependem desse tipo de veículo para realizarem as suas atividades é fundamental entender alguns assuntos sobre a mecânica desses motores. Um exemplo disso, é o sistema de arrefecimento que desempenha uma importante função: a de controlar a temperatura do motor e possibilitar que o mesmo funcione com alta performance conservando a integridade e vida útil das peças internas.
Quando há pequenas avarias no sistema ou negligência por parte das manutenções, o mecanismo de controle de temperatura acaba não conseguindo ser efetivo, o que pode acarretar graves problemas, como o superaquecimento. Para você que ainda não tem muita noção sobre esse tema, preparamos este artigo completo. Acompanhe!
O que é o sistema de arrefecimento?
Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o que vem a ser o mecanismo de arrefecimento do motor. Para compreender melhor esse sistema é necessário falarmos sobre os princípios de funcionamento de um motor a combustão interna. Basicamente, por meio do ciclo Otto, que representa as 4 fases: admissão, compressão, explosão e escape, é possível transformar energia química em energia mecânica para o funcionamento do motor.
Um dos resultados desse processo é a produção de calor devido à fase de explosão. Essa energia térmica é passada às peças e componentes internos, bem como a toda a estrutura que compõe o motor, fazendo com que haja a elevação da temperatura dessas partes. Caso não houvesse um mecanismo responsável por controlar essa temperatura, o possível quadro de funcionamento seria o aquecimento desacerbado das peças, provocando a fundição das peças.
Para evitar esse tipo de situação temos o sistema de arrefecimento. Por meio dele, é possível garantir que o veículo funcione em uma faixa contínua de temperatura, sendo ela a ideal para a melhor performance do motor. Por conta dos vários sistemas e tecnologias envolvidas nos novos veículos é possível encontrar algumas diferenças de veículos para veículos. No entanto, há algumas peças que costumam ser comuns a todos eles, são elas:
- reservatório do líquido de arrefecimento;
- radiador;
- ventoinha;
- mangueiras do circuito de arrefecimento;
- sensor de temperatura;
- válvula termostática
- bomba d’água.
Como funciona?
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o sistema de arrefecimento, é válido comentarmos sobre como esse recurso opera no motor de um veículo. Para melhorar sua compreensão, já devemos ressaltar que todo motor precisa estar em uma faixa de temperatura ideal para o seu trabalho. Essa temperatura não pode ser nem muito baixa, nem muito alta, haja vista que os dois extremos comprometem a performance do motor.
No caso de valores mais baixos, o motor não consegue ser efetivo quanto ao potencial de combustão. Além disso, partindo do princípio de que as peças dilatam proporcionalmente ao aumento da temperatura, há um valor em que as peças se encaixam de forma correta para o perfeito funcionamento, algo que não é alcançado em baixas temperaturas.
Já no caso de altas temperaturas, podemos observar a danificação de peças internas do motor e até mesmo o travamento das peças móveis devido ao quadro de fundição. Por isso, o sistema de arrefecimento cumpre a função de controlar essa variável. Basicamente, a estrutura do motor tem pequenos caminhos criados para possibilitar a passagem do líquido de arrefecimento.
É importante saber que existem dois circuitos de passagem do líquido: o primeiro ligado ao radiador, que é onde o líquido troca colar com o sistema de arrefecimento e abaixa sua temperatura para valores ideais. Logo em seguida ele percorre um caminho em direção ao circuito presente na estrutura do motor, onde irá novamente trocar calor, de modo a impedir o superaquecimento do motor.
Para evitar que o motor abaixe de forma exagerada sua temperatura, temos a válvula termostática. Essa peça cumpre a função de liberar ou impedir a passagem do líquido do sistema de arrefecimento para o circuito do motor nas ocasiões certas. Temos também o sensor de temperatura, que é responsável por informar no painel se esse parâmetro está em valores adequados. Caso haja o superaquecimento, o painel do motorista terá uma sinalização específica.
Quais danos o superaquecimento causa ao motor?
A essa altura, você já deve ter ideia de como o superaquecimento pode agir no motor. Na prática, um dos principais problemas que podem acontecer decorrentes a essa avaria é a danificação da junta do cabeçote devido a alta temperatura. Por conta disso, há a passagem do líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros de combustão, o que causa o baixo rendimento do motor, podendo estragar outras peças do sistema.
Outro dano é o empenamento do cabeçote devido ao calor excessivo. Caso o veículo continue sendo usado com o “motor fervendo” um dano ainda maior é a fundição das peças internas e o travamento das partes móveis do motor. Esse último problema pode custar caro para o proprietário do veículo. Por isso, é de grande importância investir na manutenção preventiva.
Quais são as causas de falhas no sistema de arrefecimento?
Entre as principais causas de falhas no sistema de arrefecimento, podemos destacar a ocorrência de vazamentos no radiador ou nas mangueiras do circuito em virtude de ressecamento ou corte espontâneo. Outra falha bastante comum está relacionada ao mau funcionamento da válvula termostática ou da bomba d’água.
Quanto ao contexto de manutenção, a falta de checagem do nível do líquido de arrefecimento também pode ser a causa do superaquecimento, já que ao longo do tempo é comum o reservatório baixar um pouco seu nível.
Portanto, essas foram as principais informações acerca de como funciona e o que causa o superaquecimento do motor. Vale ressaltar que você pode evitar esse problema no seu caminhão por meio da realização de manutenções preventivas, de modo a checar de forma constante o nível do líquido de arrefecimento, bem como a condição das peças do sistema, como mangueiras, válvula, radiador etc.