Medida que visa renovar caminhões “trintões” deve valer a partir de julho.
17 Nov
Uma notícia importante para caminhoneiros que possuem caminhões com 30 anos ou mais de uso. O Programa de Renovação de Frota de caminhões e ônibus (Renovar – MP 112/2022) do governo federal deve começar no mês de julho de 2022. A informação foi divulgada por Margarete Gandini, do Ministério da Economia do Brasil, durante um evento da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), e noticiada pelo portal Estradão.
O objetivo do Programa de Renovação de Frota (Renovar – MP 112/2022) é tirar de circulação caminhões e ônibus que estejam completando 30 anos ou mais. Mas não é simplesmente tirar de circulação e acabou. O programa prevê um retorno para o caminhoneiro que optar pela renovação da sua frota. Através dessa iniciativa, os veículos com 30 anos ou mais de utilização poderiam ser usados como uma parte do pagamento para a compra de um caminhão ou ônibus seminovo ou novo.
Mas por que tirar de circulação esses modelos de caminhões? Bem, porque na visão dos autores da proposta a retirada desse caminhão com três décadas ou mais ajudaria a reduzir os custos de logística e permitiria abrir espaço para investimentos em inovação no ramo de transportes de cargas. Isso significa dizer que o caminhoneiro que tiver um caminhão com 30 anos ou mais de uso precisará trocar obrigatoriamente? Não é bem assim… É opcional. Você escolhe se quer aderir ao Programa de Renovação de Frota ou não. Mas vale dizer que é desejo de muitas áreas acelerar essa iniciativa que tem data prevista para começar em julho. Assim, além de abatimentos em outros caminhões, também devem ser oferecidas linhas de crédito com juros menores para compra de novos veículos (caminhão ou ônibus).
Em 2020, o Brasil tinha 854.244 caminhões e 75.943 caminhões-tratores fabricados em 1989 ou antes é o que aponta um levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura indicam que existem mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação, sendo que 26% têm mais de 30 anos de fabricação e, portanto, estão “no fim da sua vida útil”, segundo o Programa de Renovação de Frota (Renovar – MP 112/2022).