O QUE É A MOTORIZAÇÃO DOS CAMINHÕES? ENTENDA QUAIS OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS

motor é o coração mecânico do caminhão. Por isso, é fundamental investir em uma série de cuidados e boas práticas para garantir a saúde e a durabilidade desse componente. Hoje, falaremos sobre um procedimento muito importante e que está relacionado a esse tema. Afinal, você sabe o que é a motorização dos caminhões? 

Aqui, não falaremos sobre diferentes versões de motores, mas sim do procedimento técnico e altamente sofisticado responsável por instalar um novo motor no seu caminhão. Como perceberá nesta leitura, existem diferentes opções no mercado, com especificações e vantagens que devem ser avaliadas com atenção. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é a motorização dos caminhões?

Quando você compra um caminhão novo, a última coisa que passa na sua cabeça é a possibilidade de trocar o motor. No entanto, existem muitas situações em que essa é uma decisão necessária, seja pela irreparabilidade do conjunto mecânico atual ou por ser mais razoável do ponto de vista econômico da gestão da frota. 

A motorização é o procedimento responsável pela retirada do conjunto mecânico avariado e pela subsequente instalação do novo conjunto no cofre do motor. Como você já deve imaginar, esse é um procedimento de altíssima responsabilidade. Por essa razão, a recomendação geral é que se faça o procedimento em uma autorizada da marca do veículo. 

É para isso, entre outras necessidades, que existem iniciativas como a Reformadora Scania. Assim, você pode confiar na motorização e recuperação do modelo a quem mais conhece o veículo. Como padrão, todo empreendimento mecânico autorizado pela Scania herda a mesma excelência técnica e confiabilidade pelas quais a marca é conhecida no mundo todo. 

Outro ponto de destaque é que a motorização também pode ser uma decisão de aprimoramento. Da mesma forma que é possível alongar chassis, dentro do limite regulamentado, para atender um leque maior de serviços e demandas, também é possível realizar um upgrade para um conjunto mecânico mais robusto, com ainda mais eficiência, torque e potência

Quais as diferenças entre os motores com tecnologia EGR e SCR?

Quando você está prestes a realizar a motorização, é preciso escolher entre as diferentes opções disponíveis no mercado. E é nesse momento de decisão que muitos gestores e consumidores se veem com dúvidas diante de duas tecnologias distantes, o EGR e o SCR. Em comum, ambas estão relacionadas ao tratamento dos gases e emissões do veículo. Entenda! 

EGR

EGR é uma abreviação para Exhaust Gases Recirculation. Portanto, é uma tecnologia de recirculação dos gases de escape. Tecnicamente, isso significa que os motores EGR aproveitam uma parte dos gases expelidos pela combustão, redirecionando-os novamente à câmara de admissão para refrigerar o motor. 

SCR

Já SCR abrevia Selective Catalytic Reduction, sendo uma tecnologia de Redução Catalítica Seletiva. Isso significa que os motores dessa tecnologia são capazes de elevar a eficiência da combustão. Isso é possível por meio de uma reação química que ocorre no catalisador, que utiliza Arla 32 para reduzir a emissão de partículas de NOx. 

Qual é a melhor opção de motorização?

Aqui, vale notar que, desde meados de 2013, boa parte dos caminhões comercializados no Brasil já equipavam motores da tecnologia SCR. Do ponto de vista técnico, os motores SCR são ligeiramente mais eficientes do que os modelos EGR. Isso se dá porque a tecnologia SCR é mais compatível com os veículos pesados, que é um perfil predominante entre os caminhões. 

A conversão por meio da reação química do SCR se mostra muito mais eficiente na redução da emissão em veículos pesados do que a refrigeração e o reaproveitamento dos gases, que é o caso do EGR. O SCR consegue alcançar eficiência e sustentabilidade, sem abrir mão de um bom desempenho. 

Mas como destacamos acima, desde meados da década passada, a maioria dos caminhões comercializados no mercado brasileiro já equipavam essa tecnologia em seus motores. Basicamente, isso significa que, se você está realizando a motorização de um caminhão pós-2015, são altas as chances de que todos os motores disponíveis já tenham a tecnologia superior.

Quais cuidados devem ser tomados com o motor do caminhão?

Da mesma forma que uma boa gestão precisa de planejamento para alcançar a rentabilidade, um bom motor exige cuidados para entregar durabilidade. Por isso, elencamos abaixo as boas práticas mais importantes para preservar o conjunto mecânico dos veículos da sua frota. Acompanhe!

Observe a situação do óleo 

A cor, a viscosidade e o volume do óleo do motor podem dizer muito sobre a saúde mecânica do caminhão. Óleos escuros e repletos de partículas, ou até mesmo abaixo do nível indicado no reservatório, sugerem a necessidade da troca. Caso contrário, o veículo seguirá utilizando a solução suja, prejudicando sua refrigeração, desempenho e eficiência nas estradas. 

Verifique e troque os filtros periodicamente

A concentração de impurezas no filtro é algo normal e esperado. Afinal, é para isso que existem filtros. O que não é aceitável é continuar rodando com um filtro saturado, que não é mais capaz de absorver as partículas. Quando isso ocorre, todas essas impurezas estão indo para as câmaras e galerias internas do motor e podem acelerar o desgaste dos componentes internos. 

Tenha atenção ao líquido de arrefecimento

Algo tão simples, mas que, se deixado de lado, pode ter um resultado catastrófico. Como você bem sabe, o líquido de arrefecimento é um dos maiores responsáveis pela refrigeração apropriada do motor. A reposição é simples, rápida e barata. Ignorar um procedimento tão trivial pode resultar no superaquecimento e na fundição do bloco. 

Priorize peças originais

Nós entendemos que os custos são determinantes para a tomada de decisões. No entanto, a melhor forma de conduzir um negócio é tomando decisões de longo prazo. Economizar em peças no curto prazo, geralmente, resulta em prejuízos e manutenções corretivas ao longo do tempo, além de toda a ociosidade de um veículo que, em vez de estar na estrada, está parado na oficina. 

Como você pôde ver, a motorização dos caminhões é o último recurso, quando simplesmente não há alternativa mais razoável do que a troca completa do conjunto mecânico. No entanto, existe muito que pode ser feito para preservar a durabilidade e a funcionalidade de um bom motor, bastando seguir boas práticas de condução, revisão e manutenção preventiva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *