R-CONDICIONADO PARA CAMINHÃO VALE A PENA?

O caminhão, por ser um espaço fechado, faz com que o motorista se sinta desconfortável ao ficar muito tempo dentro dele, já que a cabine começará a esquentar e será necessário que ele abra as janelas ou saia um pouco do veículo para respirar. Uma alternativa para esse problema é a instalação de um ar-condicionado, que ajuda a tornar o local um ambiente mais fresco e agradável.

Neste texto, explicaremos quais são as vantagens e desvantagens de investir em um ar-condicionado para caminhão, além de explicar qual o seu custo médio e as principais dicas para mantê-lo em boas condições de uso e, assim, poder aproveitar ao máximo o seu ar-condicionado e dirigir com bem-estar.

Quais as vantagens e desvantagens do ar-condicionado em caminhões?

O ar-condicionado é um acessório que já é utilizado em outros tipos de veículos, como os carros. Porém, os caminhoneiros também têm a opção de investir em um modelo para as suas cabines. Mas, será que vale a pena? Veja a seguir algumas das vantagens e desvantagens de fazer esse investimento:

Vantagens

Deixa o caminhão mais seguro

A primeira vantagem de instalar um ar-condicionado em seu caminhão é a possibilidade de deixá-lo mais seguro. Isso acontece porque normalmente os caminhoneiros deixam as janelas abertas para que ocorra a circulação de ar dentro da cabine e, consequentemente, os refresque. Com esse acessório, as janelas ficam fechadas e, assim, pessoas mal intencionadas não conseguirão ter acesso ao seu veículo.

Além de prevenir contra ladrões e assaltantes que podem aproveitar dessa brecha para realizar atividades ilícitas, isso também evita com que objetos mais leves jogados na estrada acabem atingindo o motorista ou a sua cabine, entrando pelas janelas abertas, o que pode atrapalhar a condução do motorista.

Faz com que o motorista economize na estrada

Sim, um ar-condicionado pode fazer com que você economize! Quando se dirige um caminhão com as janelas abertas, a resistência do ar faz com que o veículo utilize mais gasolina para vencer essa barreira e manter a velocidade requerida pelo motorista. Quando elas estão fechadas, essa resistência é bem menor, o que também reduz o consumo de combustível.

Por não ter essa limitação da resistência do ar, o caminhão poderá rodar em maiores velocidades, conseguindo manter o seu bem-estar e diminuir o tempo de percurso até chegar no seu destino com as mercadorias. Ou seja, indiretamente esse equipamento pode trazer mais produtividade para a sua equipe.

Promove o bem-estar do caminhoneiro

É muito importante que, durante o seu trabalho, o caminhoneiro se sinta confortável. O calor pode fazer com que ele não consiga se concentrar apropriadamente na estrada, além de evitar com que o motorista entre em contato com fumaças e gases poluentes vindos de outros veículos na estrada.

É muito importante que os caminhoneiros estejam em boas condições enquanto dirigem. O calor em excesso pode fazer mal para a saúde, não apenas na perda de concentração, mas também fazendo com que ele tenha crises de irritabilidade, fraqueza e até mesmo cãibras podem surgir durante o trabalho.

Desvantagens

Aumenta o consumo de gasolina

Apesar do ar-condicionado economizar gasolina por conta da resistência do ar, o gasto pode ser compensado em parte para manter o próprio aparelho ligado. Entretanto, isso acontece apenas com veículos nacionais e que estão dirigindo pela cidade, onde a velocidade do veículo é reduzida e as marchas utilizadas são mais fortes.

Necessita de manutenção frequente

Uma outra desvantagem desse tipo de equipamento é que ele necessitará de manutenções frequentes para funcionar corretamente e também para não fazer mal à saúde do motorista, principalmente por conta da obstrução dos filtros. Eles devem ser limpos com uma certa periodicidade.

Ocasiona na perda da potência

Caso o seu ar-condicionado não seja do modelo digital, ele poderá “roubar” cerca de 10 cavalos de potência do seu caminhão para funcionar. Essa perda não é tão significativa em veículos com motores acima de 1.0. Além disso, se optar por um modelo mais moderno, mudanças em velocidade e força não serão percebidas tão facilmente.

Qual o custo médio de instalação e manutenção de um ar-condicionado para caminhão?

O custo de instalação de um ar-condicionado pode variar conforme o modelo a ser colocado no veículo, além da empresa ou profissional que será responsável por essa atividade. É possível encontrar kits de instalação desse equipamento entre R$ 2.000,00 e R$ 7.000,00, sendo que modelos digitais costumam ser mais caros.

Quais são os principais cuidados necessários com o ar-condicionado em caminhões?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que são os ares-condicionados para caminhões, além de entender quais são as principais vantagens e desvantagens de adquirir esse equipamento, está na hora de entender como cuidar desse acessório para que ele tenha uma vida útil muito maior.

Faça a higienização do sistema

O primeiro passo é fazer uma boa higienização do seu ar-condicionado. Uma limpeza completa deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, para que se encontre possíveis danos que coloquem em risco a segurança do motorista, além de evitar odores desagradáveis causados pelo sistema de ventilação.

Troque o filtro

Como falamos, o filtro do ar-condicionado precisa ser limpo com certa frequência. Principalmente para caminhões que costumam transitar em estradas de terra ou com muita poeira, eles podem se obstruir muito rapidamente, o que pode resultar em problemas respiratórios. O ideal é que ele seja trocado a cada 10 mil km rodados.

Ligue o ar na hora certa

Também, é importante saber qual o momento ideal para utilizar o seu ar-condicionado. Ele não deve ser ligado quando o motor estiver acima de 3.000 rpm, uma vez que o seu compressor pode ser danificado, o que também resulta na perda de eficiência do seu ar-condicionado. Prefira ligá-lo assim que der partida no seu veículo.

Assim, entendendo melhor se o ar-condicionado para caminhão vale a pena, você poderá investir nesse acessório para promover um melhor bem-estar para os seus caminhoneiros e garantir melhores condições de trabalho. Porém, é importante não se esquecer das manutenções preventivas para garantir a sua eficiência e segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *