Diante da competitividade no setor logístico e da necessidade de se destacar no mercado e reduzir custos, é importante traçar estratégias que diminuam gastos e otimizem o uso do veículo.
Os assuntos referentes a caminhão envolvem geralmente conservação e manutenção de peças e de equipamentos. De todos os componentes do veículo, um dos mais relevantes é o motor, chamado de “coração” do veículo.
Neste artigo, vamos nos deter sobre um ponto específico que envolve esse componente: o aquecimento. Então, aproveite! Leia nosso artigo até o fim e veja como resolver o problema de motor a diesel aquecendo!
Como se classificam os motores a diesel?
Os motores a diesel são classificados em quatro tipos básicos: estacionários, industriais, veiculares e marítimos. Saiba mais um pouco sobre eles:
- estacionários: acionam máquinas estacionárias (geradores, bombas, máquinas de solda e outras máquinas que trabalham em rotação contínua);
- industriais: acionam máquinas de construção civil (guindastes, carregadeiras, tratores, máquinas de mineração, compressores de ar, sistemas hidrostáticos e outras);
- veiculares: acionam os veículos de transporte de terra (caminhões, ônibus);
- marítimos: acionam embarcações e máquinas de uso naval.
Quais são os componentes de um motor a diesel?
Apenas a título de conhecimento, vamos citar os componentes de um motor a diesel. Eles se dividem em estacionários e móveis. Os componentes estacionários são:
- bloco;
- cárter;
- cabeçote;
- coletor de admissão;
- coletor de escape.
Enquanto os estacionários são componentes estáticos, que não se movem enquanto o veículo está rodando, os componentes móveis são passíveis de algum tipo de deslocamento, de movimentação. Os componentes móveis do motor a diesel são:
- pistão;
- biela;
- virabrequim;
- anel;
- válvulas;
- eixo comando de válvulas;
- conjunto de acionamento das válvulas;
- antivibrador;
- polia;
- bomba d’água;
- bomba de óleo.
Quais são as causas do motor a diesel aquecendo?
Vamos começar apresentando algumas causas do aquecimento do motor a diesel. Conforme as configurações e o uso do motor, podem ocorrer outras causas para problemas de superaquecimento.
Consideremos problemas envolvendo o líquido arrefecedor, o sistema de arrefecimento, o radiador, a tampa do radiador, a hélice do ventilador, os mangotes e as mangueiras, a válvula termostática, a bomba d’água e a carga do sistema.
Líquido arrefecedor
O líquido de arrefecimento de má qualidade pode resultar em motor a diesel aquecendo. A presença de contaminantes no líquido e a diluição por água no líquido de resfriamento tendem a gerar problemas de aquecimento do motor.
Sistema de arrefecimento
O superaquecimento pode resultar também na presença de ar no sistema de resfriamento, do complemento ou abastecimento inadequado do sistema, ou do vazamento de gases de combustão para o sistema arrefecedor.
Radiador
O motor a diesel aquecendo também pode ser consequência de aletas do radiador obstruídas, o que reduz e até impede o fluxo de ar ou de canaletas (galerias) entupidas, atrapalhando o fluxo do líquido de arrefecimento.
Tampa do radiador
Neste caso, danos na tampa do radiador não permitem que o sistema alcance sua pressão específica de trabalho, gerando o superaquecimento.
Vale lembrar que, mesmo com aditivos que aumentam o ponto de ebulição, o fluido submetido a uma pressão de 1 ATM costuma ferver a uma temperatura menor que quando estão submetidos a uma pressão maior.
Hélice do ventilador
Nesse caso, o superaquecimento pode ocorrer devido ao mau funcionamento do dispositivo de aquecimento (motor hidráulico, correias, tensionadores de correia e outros).
Quando o aquecimento do motor a diesel acontece depois de algum serviço, existe a possibilidade de que o dispositivo de acionamento ou a hélice tenham sido instalados invertidamente.
Mangueiras e mangotes
Outras causas são linhas do sistema com obstruções internas e mangotes produzidos com material fora das especificações, com instalação em linhas de sucção, pois os mangotes podem sofrer deformações, diminuindo o fluxo do líquido de arrefecimento.
Válvula termostática
Diante de uma falha no termostato, o líquido de arrefecimento circula constantemente somente no motor, sem direcionamento para o radiador, no qual se dá a troca de calor.
Bomba d’água
Nesse caso, existem dois motivos principais para o motor a diesel aquecendo: erros no conjunto rotativo e falhas no sistema de acionamento da bomba.
Carga do sistema
O aquecimento também pode decorrer de sobrecarga no motor diesel ou no equipamento em geral. Conforme a aplicação do motor, a sobrecarga em outro sistema pode causar aumento na temperatura, resultando na elevação da temperatura do motor.
Como evitar o aquecimento do motor a diesel?
Sabendo as causas do motor a diesel aquecendo, vale a pena conferir os melhores meios para evitar esse problema. Uma das principais dicas é a manutenção regular do veículo, pois as revisões dos caminhões reduzem as chances de eles pararem nas estradas por qualquer tipo de falha.
Outra dica é verificar periodicamente o nível de água. A causa principal do aquecimento de motor a diesel é a falta da circulação de água entre as engrenagens, gerando o resfriamento. Avalie também o nível de óleo com regularidade. O nível de óleo abaixo do indicado também contribui para promover o aquecimento ou mesmo danos permanentes no motor.
Lembre-se, no entanto, que as revisões e manutenções devem ser realizadas em uma boa oficina, por profissionais qualificados e confiáveis. Outra dica é colocar aditivos e água na proporção correta. Ao contrário, em vez de circular água, o que vai circular no sistema de arrefecimento será o vapor.
Caso, durante o trajeto, o motor passar por algum superaquecimento, o ideal é estacionar o caminhão e esperar que ele esfrie. Depois, confira o nível de água, abrindo a tampa cuidadosamente, aos poucos, pois se o vapor que escapar dali estiver muito quente, ele poderá queimar a pele do motorista.
Então, complete o reservatório com o volume adequado de água e, em seguida, retome o caminho da estrada. Assim que possível, vá a uma oficina para se certificar de que não há danos no motor.
Dito isso, voltamos a ressaltar a relevância de investir em manutenções periódicas na frota para evitar o motor a diesel aquecendo e outros transtornos mecânicos ou elétricos no caminhão. Cuide bem dos veículos de sua frota para economizar e aumentar a produtividade, melhorando a logística do seu negócio.