A parceria entre BRF – uma das maiores companhias de alimentos do mundo, presente em 127 países, e a Michelin Connected Fleet – líder em tecnologia para gestão de frotas da América Latina, conquistou resultados expressivos e mostrou que é possível proporcionar mais segurança para motoristas e veículos por meio do uso de tecnologia embarcada.
A BRF conta com uma frota em torno de 11 mil caminhões que opera em diferentes tipos de terreno (agro, distribuição urbana e longa distância) por todo o Brasil e países do Mercosul. Em 2015, por meio da parceira com a Michelin Connected Fleet, a BRF criou seu Centro de Controle Operacional. “É uma estrutura corporativa criada para fazermos a gestão unificada de toda a frota. Com isso, nós consolidamos e integramos a parte de gerenciamento de risco, monitoramento logístico e segurança de nossos motoristas e transportadores”, afirma Luciano Farago, gerente executivo de transporte da BRF.
Anos depois, deu-se início à implementação das Smart Cameras, solução de videotelemetria com algoritmos que mudam o patamar da gestão do comportamento do motorista, melhorando hábitos ao volante com potencial risco de acidente. Quando há alguma atitude perigosa, como falta do uso de cinto, sonolência, uso do celular, aproximação do veículo da frente ou mudança de faixa sem sinalização, o motorista recebe um alerta na cabine para reverter a situação imediatamente. Mais do que isso, o gestor conta com uma plataforma completa para acompanhar as ocorrências em tempo real com evidências que ajudam a entender a situação para melhorar continuamente sua operação.
A combinação de soluções para atender diferentes desafios que surgiram ao longo do tempo já havia contribuído para que a BRF alcançasse o marco de zero de perdas por temperatura, além da redução de furtos e roubos. Recentemente, a BRF teve um novo marco nessa trajetória: acidente zero. Segundo Farago, “Essa é uma vitória conquistada pela BRF, seus motoristas, transportadores e com o apoio e uso da tecnologia da Michelin Connected Fleet”.
Essa parceria demonstra nosso propósito de tornar a mobilidade cada vez mais eficiente, segura e sustentável e o poder de transformação profunda que o uso dessa tecnologia possui. “O embarcador tem um papel fundamental no ecossistema do transporte, apontando tendências do mercado e estimulando a inovação de forma colaborativa. A atuação consultiva do nosso time e o uso das nossas soluções conectando veículos nos permitem atuar como agentes de transformação na operação de transporte de nossos clientes, tudo em prol de uma mobilidade mais sustentável.”, afirma João Guilherme Freitas Franco, diretor de Marketing da Michelin Connected Fleet.
A tecnologia das Smart Cameras, solução de videotelemetria, segue a tendência de mercado que busca soluções tecnológicas como fortes aliadas para melhorar a mobilidade, sustentabilidade e prevenção de acidentes, proporcionando gestão mais segura e eficiente, que resulta em redução de custos.