Nas rodovias do Brasil, a pesagem de caminhões se tornou algo obrigatório desde 1979. Foi nessa época que começaram a modernização e a regulamentação das estradas.
A primeira rodovia a contar com balança de pesar caminhões foi a BR-277, no estado do Paraná. Além de caminhões, outros veículos devem passar pela operação de pesagem: ônibus, tratores, motores-casas, chassis-plataformas e reboques/semirreboques.
Preparamos este post para mostrar como funciona a pesagem de caminhões no Brasil. Leia e veja as principais informações sobre o assunto!
O que é pesagem de caminhões?
A pesagem de caminhões é uma operação em que se mede o peso da carga em veículos de grande porte, veículos pesados.
Para isso, são usados sensores sob placas que estão instaladas no asfalto ou em trechos elevados, em determinados acessos, que são fiscalizados pelas autoridades competentes.
Quando o caminhão atravessa essas placas, vão mensurar o peso por cada eixo e somar todos os valores para revelar o Peso Bruto Total (PBT).
O que é a Lei da Balança?
A Lei da Balança é o nome dado às seguintes resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito): Resolução nº 210/2006 e Resolução 211/2006.
O artigo 323 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também faz parte da Lei da Balança, que é a responsável pela pesagem de caminhões.
Quando é feita a pesagem de caminhões?
A pesagem acontece em pontos estratégicos das rodovias, especialmente em trechos que levam a portos. Existem mais de 110 postos de pesagem no país inteiro, sendo que a maioria deles se encontra nas regiões Sudeste e Sul.
Além das balanças, há sensores eletrônicos instalados nas rodovias, os quais conseguem aferir mesmo quando o veículo se encontra em velocidade alta: por exemplo, acima de 200 km/h. A multa vem depois, ou seja, é aplicada posteriormente.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), se o posto de pesagem for estático, o caminhão deve entrar no posto para a pré-pesagem. Caso se apresente dentro dos limites, ele será liberado para continuar sua rota. Se estiver irregular, com sobrepeso, passará por nova pesagem. Caso se confirme o excesso de carga, ele será multado e penalizado conforme a lei.
Nos postos de pesagem dinâmicos, é preciso que o caminhão rode neles até 6 km/h. Caso o peso esteja dentro dos limites, terá permissão para retornar à rodovia sem a necessidade de parar. Caso contrário, a multa poderá ser aplicada, e a carga poderá passar por transbordo ou remanejamento.
Qual é o peso permitido por eixo?
De acordo com a Lei da Balança, ficam definidos os limites para que seja feita a pesagem por eixo do veículo, com a finalidade de distribuir da melhor forma o peso da carga para conservação da pista e do caminhão, bem como para a manutenção da segurança nas rodovias e no trânsito. Os valores abaixo devem ser respeitados:
- eixo isolado com dois pneus: carga máxima de seis toneladas;
- eixo isolado com quatro pneus: carga máxima de 10 toneladas;
- conjunto de dois eixos direcionais, com dois pneus cada: carga máxima de 12 toneladas;
- conjunto de dois eixos em tandem, com quatro pneus por eixo: carga máxima de 17 toneladas;
- conjunto de três eixos em tandem, com quatro pneus por eixo: carga máxima de 25,5 toneladas.
Como são as balanças para pesagem de caminhões?
As balanças para pesagem de caminhões contam com um software para identificar qualquer irregularidade nos eixos. Devido ao desenvolvimento da tecnologia, as balanças utilizam o máximo de automação e de conectividade na geração de relatórios. Essas balanças costumam apresentar:
- semáforo: sinalização para entrada e saída da balança;
- cancela: controle de entrada/saída dos veículos na plataforma de pesagem;
- caixa de comandos: controle manual das ferramentas de automação;
- sensores de posicionamento: garantia do posicionamento certo do veículo;
- display: informa peso e mensagens para orientar o motorista;
- código de barras: pesagem feita de forma automática, sem a necessidade de interferência humana;
- câmera fotográfica: durante a leitura do peso, faz o registro da imagem.
Por que fazer a pesagem de caminhões?
Pesar caminhões é um procedimento comum na vida do caminhoneiro. Dessa forma, evita-se que a dirigibilidade do veículo fique comprometida pelo peso excessivo.
Além disso, o peso excessivo contribui para o desgaste do veículo, que é fabricado para suportar uma determinada carga por eixo, conforme o modelo. Também aumenta o consumo de combustível, o que não é interessante para nenhum caminhoneiro nem transportadora.
Voltamos a lembrar que o controle de peso ainda ajuda a preservar as rodovias, beneficiando todos. Segundo um simples cálculo, o sobrepeso de 20% no veículo pode provocar até 50% de desgaste no asfalto.
Outro ponto importante é que o sobrepeso obriga o veículo a rodar em velocidade mais baixa, o que pode prejudicar o tráfego nas rodovias.
Finalmente, vale lembrar que carga em excesso interfere em procedimentos de dirigibilidade, como fazer manobras e acionar os freios.
Quais são as multas e as sanções pela infração?
Na Resolução Contran nº 803/2020, estão especificados os valores de multa, além de outras informações relevantes sobre pesagem de caminhões. Alguns valores registrados são:
- infração média: valor da multa de R$ 85,15 (sobrepeso de até 600 kg);
- infração grave: valor da multa de R$ 127,69 (sobrepeso entre 601 a 1000 kg);
- infração gravíssima: valor da multa de R$ 191,54 (sobrepeso superior a 1.000 kg, a cada 500 kg).
Caso existam muitos embarcadores ou um único embarcador sem declaração de peso, o proprietário do veículo se responsabiliza pelo pagamento da multa, já que é o responsável pela fiscalização da carga que transporta.
Além de multas, pode acontecer a retenção do veículo para transbordo (transferência da carga). A liberação do veículo ocorre somente quando o excesso de carga é removido.
Vimos, assim, a forma como a pesagem de caminhões é aplicada nas rodovias e as consequências de não respeitar o que determina a Lei da Balança.