No setor de transportes, a palavra CAMINHÃO é usada todos os dias, em praticamente todos os momentos. De importância indescritível para a economia brasileira, os caminhões levam mais de 65% de tudo o que é produzido, vendido e consumido por aqui. Mas de onde surgiu essa palavra tão comum para nós?
Caminhão é uma palavra de origem francesa. Por lá, há vários séculos, se usava uma grande carroça para o transporte de cargas pesadas, como madeira, pedras e barricas de bebida. Essa carroça reforçada era chamada de CAMION.
Logo que começaram a surgir os automóveis, que foram muito difundidos no início dos anos 1900 na França, surgiram os primeiros veículos próprios para o transporte de cargas pesadas. E assim, a designação daquela grande carroça seguiu para os veículos motorizados usados no transporte de cargas.
Logo depois, os caminhões foram se popularizando pela Europa, e chegaram a Portugal, onde foram chamados de CAMIÃO. A palavra chegou assim ao Brasil, mas recebeu um NH depois do I, se tornando CAMINHÃO. Isso ocorreu talvez, por influência da palavra CAMINHO.