MOTOR A DIESEL AQUECENDO: SAIBA COMO EVITAR ESSE PROBLEMA

Diante da competitividade no setor logístico e da necessidade de se destacar no mercado e reduzir custos, é importante traçar estratégias que diminuam gastos e otimizem o uso do veículo.

Os assuntos referentes a caminhão envolvem geralmente conservação e manutenção de peças e de equipamentos. De todos os componentes do veículo, um dos mais relevantes é o motor, chamado de “coração” do veículo.

Neste artigo, vamos nos deter sobre um ponto específico que envolve esse componente: o aquecimento. Então, aproveite! Leia nosso artigo até o fim e veja como resolver o problema de motor a diesel aquecendo!

Como se classificam os motores a diesel?

Os motores a diesel são classificados em quatro tipos básicos: estacionários, industriais, veiculares e marítimos. Saiba mais um pouco sobre eles:

  • estacionários: acionam máquinas estacionárias (geradores, bombas, máquinas de solda e outras máquinas que trabalham em rotação contínua);
  • industriais: acionam máquinas de construção civil (guindastes, carregadeiras, tratores, máquinas de mineração, compressores de ar, sistemas hidrostáticos e outras);
  • veiculares: acionam os veículos de transporte de terra (caminhões, ônibus);
  • marítimos: acionam embarcações e máquinas de uso naval.

Quais são os componentes de um motor a diesel?

Apenas a título de conhecimento, vamos citar os componentes de um motor a diesel. Eles se dividem em estacionários e móveis. Os componentes estacionários são:

  • bloco;
  • cárter;
  • cabeçote;
  • coletor de admissão;
  • coletor de escape.

Enquanto os estacionários são componentes estáticos, que não se movem enquanto o veículo está rodando, os componentes móveis são passíveis de algum tipo de deslocamento, de movimentação. Os componentes móveis do motor a diesel são:

  • pistão;
  • biela;
  • virabrequim;
  • anel;
  • válvulas;
  • eixo comando de válvulas;
  • conjunto de acionamento das válvulas;
  • antivibrador;
  • polia;
  • bomba d’água;
  • bomba de óleo.

Quais são as causas do motor a diesel aquecendo?

Vamos começar apresentando algumas causas do aquecimento do motor a diesel. Conforme as configurações e o uso do motor, podem ocorrer outras causas para problemas de superaquecimento.

Consideremos problemas envolvendo o líquido arrefecedor, o sistema de arrefecimento, o radiador, a tampa do radiador, a hélice do ventilador, os mangotes e as mangueiras, a válvula termostática, a bomba d’água e a carga do sistema.

Líquido arrefecedor

O líquido de arrefecimento de má qualidade pode resultar em motor a diesel aquecendo. A presença de contaminantes no líquido e a diluição por água no líquido de resfriamento tendem a gerar problemas de aquecimento do motor.

Sistema de arrefecimento

O superaquecimento pode resultar também na presença de ar no sistema de resfriamento, do complemento ou abastecimento inadequado do sistema, ou do vazamento de gases de combustão para o sistema arrefecedor.

Radiador

O motor a diesel aquecendo também pode ser consequência de aletas do radiador obstruídas, o que reduz e até impede o fluxo de ar ou de canaletas (galerias) entupidas, atrapalhando o fluxo do líquido de arrefecimento.

Tampa do radiador

Neste caso, danos na tampa do radiador não permitem que o sistema alcance sua pressão específica de trabalho, gerando o superaquecimento.

Vale lembrar que, mesmo com aditivos que aumentam o ponto de ebulição, o fluido submetido a uma pressão de 1 ATM costuma ferver a uma temperatura menor que quando estão submetidos a uma pressão maior.

Hélice do ventilador

Nesse caso, o superaquecimento pode ocorrer devido ao mau funcionamento do dispositivo de aquecimento (motor hidráulico, correias, tensionadores de correia e outros).

Quando o aquecimento do motor a diesel acontece depois de algum serviço, existe a possibilidade de que o dispositivo de acionamento ou a hélice tenham sido instalados invertidamente.

Mangueiras e mangotes

Outras causas são linhas do sistema com obstruções internas e mangotes produzidos com material fora das especificações, com instalação em linhas de sucção, pois os mangotes podem sofrer deformações, diminuindo o fluxo do líquido de arrefecimento.

Válvula termostática

Diante de uma falha no termostato, o líquido de arrefecimento circula constantemente somente no motor, sem direcionamento para o radiador, no qual se dá a troca de calor.

Bomba d’água

Nesse caso, existem dois motivos principais para o motor a diesel aquecendo: erros no conjunto rotativo e falhas no sistema de acionamento da bomba.

Carga do sistema

O aquecimento também pode decorrer de sobrecarga no motor diesel ou no equipamento em geral. Conforme a aplicação do motor, a sobrecarga em outro sistema pode causar aumento na temperatura, resultando na elevação da temperatura do motor.

Como evitar o aquecimento do motor a diesel?

Sabendo as causas do motor a diesel aquecendo, vale a pena conferir os melhores meios para evitar esse problema. Uma das principais dicas é a manutenção regular do veículo, pois as revisões dos caminhões reduzem as chances de eles pararem nas estradas por qualquer tipo de falha.

Outra dica é verificar periodicamente o nível de água. A causa principal do aquecimento de motor a diesel é a falta da circulação de água entre as engrenagens, gerando o resfriamento. Avalie também o nível de óleo com regularidade. O nível de óleo abaixo do indicado também contribui para promover o aquecimento ou mesmo danos permanentes no motor.

Lembre-se, no entanto, que as revisões e manutenções devem ser realizadas em uma boa oficina, por profissionais qualificados e confiáveis. Outra dica é colocar aditivos e água na proporção correta. Ao contrário, em vez de circular água, o que vai circular no sistema de arrefecimento será o vapor.

Caso, durante o trajeto, o motor passar por algum superaquecimento, o ideal é estacionar o caminhão e esperar que ele esfrie. Depois, confira o nível de água, abrindo a tampa cuidadosamente, aos poucos, pois se o vapor que escapar dali estiver muito quente, ele poderá queimar a pele do motorista.

Então, complete o reservatório com o volume adequado de água e, em seguida, retome o caminho da estrada. Assim que possível, vá a uma oficina para se certificar de que não há danos no motor.

Dito isso, voltamos a ressaltar a relevância de investir em manutenções periódicas na frota para evitar o motor a diesel aquecendo e outros transtornos mecânicos ou elétricos no caminhão. Cuide bem dos veículos de sua frota para economizar e aumentar a produtividade, melhorando a logística do seu negócio.

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