A Transportadora Pra Frente Brasil tem empregado com sucesso a tecnologia de captação de energia solar em seus caminhões. A tecnologia, desenvolvida pela Intelbras, está presente na frota da empresa desde 2021.
A transportadora tem 710 kits instalados, totalizando 1.420 placas fotovoltaicas rígidas de 160 W, que foram colocados em 500 caminhões e diversos implementos.
“Para a Intelbras, essa parceria destaca a capacidade da empresa em desenvolver soluções de ponta a ponta, que solucionam as necessidades e beneficiam seus clientes. Nos últimos anos, temos desenvolvido várias tecnologias para o setor de logística, e os resultados obtidos com a Pra Frente Brasil mostram que estamos no caminho certo”, afirma Bruno Valerim, supervisor de tecnologias de monitoramento e rastreamento da Intelbras.
Os caminhões da Pra Frente Brasil recebem dois módulos fotovoltaicos policristalinos de 160 W (modelo EMS 160P), um controlador de carga PWM de 30A (ECP3024) e outros dispositivos de proteção que oferecem um ótimo custo-benefício na geração de energia solar.
O tamanho reduzido propicia uma fácil instalação em diversos ambientes, sendo inclusive realizada por um técnico da transportadora nos veículos da frota.
“As soluções fotovoltaicas trouxeram benefícios para nossa operação, como o aumento da vida útil da bateria dos veículos, que passou de 9 meses para 2 anos”, conta Fábio Morelatto, gerente de rastreamento e monitoramento da Pra Frente Brasil.
“Tivemos também uma redução no consumo de diesel e também no desgaste das peças do motor, já que as placas solares funcionam com o veículo desligado”, explica.
Além disso, com a constante expansão da frota da Pra Frente Brasil, os veículos poderão começar a receber as novas placas solares flexíveis, solução que foi lançada pela Intelbras em maio desse ano.
Parceria de longa data
A parceria entre as empresas teve início em 2017 e expandiu consideravelmente ao longo dos anos. “Iniciamos o acordo com a instalação da linha de DVR veicular e das câmeras em todos os veículos da frota, que permitem monitorar em tempo real a situação dos veículos e dos motoristas, desde a saída até o retorno”, explica Morelatto.
O DVR veicular tem sido uma das soluções adotadas por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de carga, sequestros, vandalismo e acidentes de trânsito, além de ajudar a monitorar o desempenho e o comportamento do motorista durante o trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e até mesmo das estradas percorridas.
Complementando a solução, quatro câmeras foram instaladas em cada veículo da frota da Pra Frente Brasil, uma na parte frontal, outra na cabine para capturar o comportamento do motorista e duas nas laterais. Ao todo, são 1.400 câmeras nos veículos, que atuam na identificação dos responsáveis por eventuais ocorrências e já evitaram inúmeras situações.
Além disso, a solução de inteligência artificial embarcada denominada iFleet Smart G2, contribui para o monitoramento, em tempo real, de comportamentos como fadiga, distração do motorista, uso de celular, mudança de faixa além da análise de riscos potenciais de colisões frontais. Todas as informações são enviadas em tempo real a um software, de modo que o gestor da frota acompanhe as ocorrências ao vivo, mitigando riscos para motoristas e veículos
“A Pra Frente Brasil está sempre em busca de novas tecnologias e a Intelbras possui ampla atuação no mercado e conhecimento dessas soluções. Confiamos na empresa, especialmente pela qualidade da entrega e principalmente pela garantia do suporte imediato em caso de dúvidas ou demais necessidades”, complementa Morelatto.