As áreas de escape de caminhões são projetadas para ajudar a conter ou desacelerar veículos pesados que perdem o controle ou têm problemas de freios em descidas íngremes. Essas áreas normalmente são localizadas em estradas montanhosas ou em rotas com declives acentuados, onde os caminhões podem ganhar muita velocidade em pouco tempo. Essas áreas foram implantadas entre as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos. No Brasil, essa tecnologia começou a ser implantada no início dos anos 2000, na Via Anchieta, em São Paulo, e, até 2022 já tinha sido utilizada quase 800 vezes!
Inicialmente, a ideia era a criação de uma rampa de escape, com elevação contrária ao da via, com uma inclinação maior. Depois, outras formas de contenção também começaram a ser utilizadas, como as caixas de brita e cercas de cabo de aço, entre outros materiais que ajudam na desaceleração dos veículos com maior rapidez. Presentes em diversas rodovias do país, essa solução tem se mostrado essencial para salvar vidas de centenas de caminhoneiros todos os anos.