Para quem possui uma pequena frota de caminhão, é possível apontar que essa atividade demanda várias estratégias de gestão e de cuidado com os veículos de transporte. Vale comentar que muitos indivíduos acabam priorizando apenas a otimização de sua lucratividade, de modo a negligenciar os cuidados com os veículos. Isso, é claro, pode gerar sérios danos à empresa, uma vez que a manutenção periódica dos caminhões é essencial para que essas máquinas operem com máxima produtividade e eficiência.
Além do mais, quando não há um protocolo de revisões preventivas, o caminhão pode rodar, devido a possíveis avarias em seus sistemas mecânicos. Isso, por sua vez, além de aumentar a gravidade do problema e o custo de reparação, pode potencializar as chances de acidentes nas estradas. Ou seja, o fato de o dono de frota querer economizar com alguns cuidados elementares do seu veículo, no fim das contas, pode gerar sérias dores de cabeça.
Mas você sabe ao certo por que é preciso realizar a manutenção periódica em caminhões? É sobre esse assunto que falaremos agora mesmo no post. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Qual a importância da manutenção periódica no caminhão?
Antes de mais nada, é fundamental falarmos mais sobre a necessidade das manutenções periódicas nos veículos da frota. O primeiro ponto é que essa estratégia tem a finalidade de manter de forma constante a boa performance do veículo. Também conhecido como manutenção preventiva, esse procedimento visa antecipar ações para identificar e solucionar problemas que podem ou não ter sido observados antes da revisão.
Com o diagnóstico precoce de problemas e avarias nos sistemas mecânicos, é possível intervir sem esperar que a avaria comprometa outros mecanismos do veículo. Por conta disso, evitam-se a ocorrência de danos graves e os grandes gastos com reparações corretivas. Normalmente, essas manutenções são feitas com base nas datas de vida útil de peças e sistemas mecânicos, podendo estimar o tempo certo previsto para realizar o check-up geral do caminhão.
De forma prática, é realizada uma análise do estado de conservação de componentes da suspensão, do sistema de transmissão, das peças do motor, do sistema de lubrificação etc. Mesmo que não seja identificado algum problema em um item, caso seu prazo de vida útil esteja expirado, a substituição é feita imediatamente. Com isso, é possível evitar problemas inesperados na estrada e maior custo das reparações.
Qual a diferença entre a manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
Para muitas pessoas, tanto a expressão manutenção preventiva quanto a manutenção corretiva têm o mesmo significado. No entanto, há uma certa diferença entre os dois termos, uma vez que o primeiro se refere àquele tipo de intervenção planejada e orientada segundo aspectos como vida útil de peças e componentes, início de dano e avaria, ajuste técnico de sistemas etc.
Por outro lado, a manutenção corretiva é feita assim que um determinado problema é identificado. Ou seja, ela não é algo planejado, sendo realizada somente quando houver uma avaria. Para você entender melhor, imagine um proprietário que está há um bom tempo utilizando seu caminhão sem levá-lo na oficina.
Por conta do desgaste do próprio uso do veículo, itens como a correia dentada do motor podem vir a se romper. Nesse caso, o condutor terá que realizar uma manutenção corretiva, já que houve de fato o dano à peça, sendo necessária a troca imediata do componente para que o veículo volte a funcionar.
Por outro lado, caso tenha feito as manutenções periódicas, o mecânico certamente será capaz de identificar o prazo de vida útil da correia dentada, de modo a antecipar a sua substituição caso tenha passado da validade. Como já ressaltado, pode-se perceber que na manutenção preventiva é possível obter uma maior economia de gastos devido ao planejamento da reparação.
Quais são seus benefícios?
A essa altura você já deve ter percebido a importância da manutenção preventiva para a boa performance da sua frota. Para enfatizar ainda mais os benefícios dessa estratégia, confira agora algumas das principais vantagens!
Mais disponibilidade do caminhão
Sofrer a inatividade de um veículo pode ser extremamente prejudicial para o progresso e a sustentabilidade de uma empresa de transportes, principalmente se estivermos falando de pequenos negócios que contam com um número menor de caminhões. Isso porque normalmente já existe um volume específico de serviço no mês.
Com a retirada de um veículo da frota, o gestor de transporte sofrerá uma incapacidade de suprir a demanda. Felizmente, a manutenção preventiva contribui de forma significativa para que o caminhão prolongue a sua boa performance e não apresente danos inesperados. Isso também diminui eventos em que o caminhão precisa ficar um tempo parado, de modo a aumentar a sua disponibilidade.
Satisfação dos clientes
Mesmo que os problemas mecânicos no caminhão possam ser entendidos como algo justificável para um atraso na entrega, caso ocorram com uma certa frequência, você pode perder seus serviços, bem como a credibilidade da sua frota. Por outro lado, a redução de falhas no caminhão, somada a uma boa eficiência nos transportes, garante a satisfação dos clientes e reforça a qualidade dos seus serviços.
Maior lucratividade
Muitos indivíduos acham que estão tendo algum tipo de economia ao reduzir o número de manutenções em sua frota. Entretanto, a situação é bem diferente, uma vez que é possível obter a otimização de possíveis problemas mecânicos e o agravamento de avarias nos sistemas. Além do mais, ao evitar transtornos nas rodovias, sua empresa consegue eliminar os gastos com reboque e a estagnação das atividades de transporte, o que gera maior eficiência e lucratividade.
Essas foram as principais informações acerca do que é e qual a importância da manutenção periódica de caminhões. Vale comentar que não há um tempo de manutenção predefinido para todos os tipos de caminhão. Mesmo assim, especialistas recomendam a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados. Dessa forma, você deve procurar informações sobre o modelo do seu veículo e as recomendações de prazo de manutenção. A Scania pode ser uma boa aliada ao disponibilizar suporte técnico para esse tipo de serviço.