SAIBA COMO FAZER A MANUTENÇÃO DE FREIOS DE CAMINHÃO

Para você que possui uma pequena ou grande frota de caminhão, é possível apontar diversas ações e estratégias que devem ser tomadas visando garantir a máxima produtividade dos veículos, evitar gastos e custos adicionais ligados à logística, bem como efetuar um planejamento de gestão para um melhor controle da frota. A esse respeito, podemos aprofundar mais sobre a importância de cuidar dos sistemas mecânicos do caminhão, já que esse tema tem total ligação com a boa performance do transporte

Podemos citar, por exemplo, a relevância de efetuar um programa de manutenção do mecanismo de freios de caminhão. Isso porque esse item tem grande importância para a eficiência do veículo e segurança nas estradas. Mesmo que você não lide diretamente com a parte prática de realizar as rescisões, é de grande valia ter conhecimento sobre como fazer essa intervenção, uma vez que isso te ajuda a ter um melhor cuidado com sua máquina. 

Caso você não tenha noção nenhuma sobre esse tema, preparamos este conteúdo dispondo das principais informações sobre como fazer a manutenção de freios de caminhão. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Qual a importância de fazer a manutenção preventiva desse sistema?

O sistema de freio pode ser considerado como um dos mais importantes mecanismos existentes no veículo, uma vez que ele possui um papel de grande relevância: o de controlar e limitar a velocidade do caminhão. Por conta disso, tem grande relação com o nível de segurança apresentada pelo veículo já que a eficiência da frenagem está relacionada à menor incidência de acidentes no trânsito.

Tendo em vista a função e a necessidade desse mecanismo percebe-se que o sistema não pode ficar sem manutenção periódica. Na prática, com o passar do tempo de uso, algumas peças e componentes que sofrem o desgaste o acionamento dos freios estão sendo limitados a um prazo de vida útil. Caso o proprietário negligencia os períodos de revisões pode acabar colocando a segurança do seu veículo em risco. 

A situação é tão grave que normalmente o condutor só percebe alguma avaria quando o sistema é acionado. Ou seja, no momento em que precisa parar ou reduzir a velocidade do caminhão, o que pode gerar uma colisão. A forma mais adequada e correta de evitar esse tipo de situação é manter um bom controle de manutenção preventiva. 

Por meio dessa estratégia o proprietário leva seu veículo à oficina em datas específicas visando averiguar a qualidade das peças e realizar a troca de itens que já passaram do prazo de uso. A intenção principal é antecipar a intervenção de um possível problema que poderia vir a ocorrer no futuro. 

Como fazer a manutenção dos freios dos caminhões

Confira agora as principais dicas sobre como é possível realizar a manutenção dos freios de caminhão!

Avalie a condição das pastilhas e lonas de freio

As pastilhas são muito importantes para o sistema de freio, uma vez que cumprem a função de gerar o atrito entre sua superfície e o disco de freio. Ela possui um material específico de abrasão que sofre desgaste com o tempo de uso. Dessa forma, quando está bastante usada não consegue promover o atrito necessário para produzir uma frenagem eficiente

Ao rodar com esse item desgastado, o mesmo pode comprometer a qualidade do disco de freio. Temos também as lonas de freio que cumprem um papel semelhante. No entanto, é encontrada apenas no sistema de freio a tambor. Por conta disso, você deve verificar na manutenção se essas peças estão em um bom estado e se precisam de substituição. 

Verifique a presença de ruídos ou trepidações

Uma forma de otimizar o trabalho de revisão do sistema de freio é por meio da avaliação dos indicadores de avaria. Nesse caso, podemos citar dois principais: ruídos e trepidações. Isso porque normalmente ao sofrerem desgaste, as peças que trabalham com contato e movimento, acabam gerando barulhos anormais e trepidações. Normalmente, quando é percebido esses indicadores os primeiros itens a serem observados são as pastilhas e lonas de freio.

Avalie o nível de eficiência

A avaliação do nível de eficiência do sistema de freio é uma boa forma de encontrar de maneira rápida o diagnóstico do possível problema. Dependendo do potencial de frenagem apresentado pelo caminhão, você pode realizar a análise ao deslocar o veículo e efetuar o acionamento do pedal de freio. Nesse momento, deve-se observar se há trepidação no pedal ou barulho. 

Além do mais, é preciso ser verificado se o veículo está tendendo a um dos lados, o que pode indicar que apenas um dos pneus está apresentando problemas na frenagem. Esse teste também é utilizado depois da manutenção, buscando avaliar se o problema foi de fato resolvido.

Realize um check-up dos principais elementos do sistema

A manutenção preventiva do sistema de freio também deve abordar outras peças que compõem esse mecanismo. Podemos citar, por exemplo, as pinças, buchas e mangueiras do circuito hidráulico. Nessa etapa, é preciso avaliar se existe a presença de danos nas peças e vazamentos, sendo planejado a troca dos componentes que estão com algum tipo de avaria. 

Priorize a utilização de peças originais

Dentro do protocolo de manutenção é preciso realizar uma lista das peças que serão trocadas. Para conseguir um custo mais baixo na compra das peças de reposição, muitos indivíduos acabam optando por produtos de segunda linha. O problema é que essa economia pode representar um gasto bem mais alto, uma vez que os componentes de segunda linha tendem a apresentar um menor tempo de vida útil. 

Na prática, você compra uma peça que não é original e pouco tempo depois já necessita realizar a substituição devido à ocorrência de algum defeito precoce. Por outro lado, ao contar com itens originais, é possível obter uma maior eficiência na revisão, podendo ainda receber prazo de garantia. 

Portanto, essas foram as principais informações acerca de como fazer a manutenção de freios de caminhão. Vale comentar que ao adotar a direção defensiva, bem como eliminar hábitos de condução, como aceleradas e frenagem bruscas, é possível elevar a vida útil das peças do veículo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *