Os caminhões podem ser considerados como uma das principais ferramentas para os serviços de distribuição e transporte de produtos e mercadorias dentro e fora do país. Por conta disso, muitos empreendedores têm apostado nesse tipo de ramo investindo em uma pequena frota de caminhões. Na prática, esses veículos são capazes de deslocar um grande volume de carga por longa distância.
Para que os caminhoneiros possam ter uma melhor qualidade de vida ao trabalhar longos períodos dentro da boleia, os novos veículos vêm equipados com dispositivos e componentes desenvolvidos para gerar maior conforto e segurança para o motorista, como é o caso do computador de bordo e controle de velocidade. No entanto, há aqueles motoristas que, devido à falta de conhecimento, acabam instalando acessórios proibidos para o caminhão visando obter melhores resultados.
Para que você possa ter uma melhor noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Quais são as consequências de instalar acessórios proibidos para caminhão?
Antes de falarmos sobre os acessórios que são proibidos para caminhão, é fundamental pontuarmos sobre as consequências de instalar esses componentes. A primeira e mais comum é a multa. Ou seja, caso você for parado em uma fiscalização evidenciando acessórios proibidos instalados no caminhão, certamente será multado e perderá alguns pontos na carteira.
Dessa forma, para os profissionais que dependem da direção para faturar, essa penalização já será um grande problema. Isso porque, além do prejuízo financeiro devido ao pagamento da multa, ainda pode ter a sua CNH suspensa, tendo que realizar curso de reciclagem, o que comprometerá o andamento das atividades de transporte.
Além do mais, não são só esses problemas, pois dependendo do dispositivo que é instalado, a liberação do veículo será possível mediante a devida regularização do caminhão, o que pode demandar um certo tempo. A consequência disso, é o atraso nas entregas, perda de produtividade, prejuízos com a imagem da empresa etc.
Somado a isso, há vários outros motivos que justificam o fato de evitar itens proibidos para caminhão, como é o caso dos danos à segurança e performance do veículo, já que cada item que é vetado de uso tem sua respectiva justificativa. A maioria normalmente gera resultados prejudiciais à segurança do motorista e das pessoas que estão à sua volta.
Quais são os acessórios proibidos para caminhão?
Agora que você já tem uma ideia das consequências que podem ser sofridas devido ao fato de instalar recursos que são proibidos pelos órgãos competentes, é fundamental falarmos mais sobre quais são os acessórios proibidos para caminhão e o que a legislação pensa sobre cada um deles. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Luzes especiais
Já podemos começar citando a Resolução nº 667/2017 implementada pelo Contran que determina todas as regras e diretrizes para serem seguidas referente ao sistema de iluminação de qualquer veículo, inclusive os caminhões. Ou seja, sua função é padronizar a funcionalidade e localização das luzes veiculares. Com isso, é possível evitar acidentes provocados por ofuscamento ou confusões na hora de interpretar sinais luminosos pelos motoristas.
Podemos citar até mesmo as famosas luzes de cor alaranjada conhecidas como foguinho, que são proibidas em degraus e na traseira do veículo. A explicação para isso se dá no art.2° parágrafo 6° que veda a utilização de luzes adicionais que não estão previstas no Código de Trânsito, bem como as resoluções do Contran.
Películas para vidro mais escuras
As películas são utilizadas nos vidros dos veículos visando possibilitar mais conforto térmico e privacidade. Por conta disso, muitos caminhoneiros fazem a adaptação desse recurso nos seus caminhões. No entanto, há parâmetros que devem ser seguidos quanto à transparência que o conjunto película e vidro deve ter. Ou seja, caso apresente um padrão mais escuro que o permitido, pode prejudicar a visibilidade do condutor, especialmente durante a noite.
A esse respeito, vale pontuar que o Contran pontua na Resolução nº 254/2007 que a transparência mínima deve ser de 75% no para-brisa e de 70% nas portas. Nos casos em que o vidro se encontra mais escuro que os valores ressaltados, pode haver a aplicação de multa pelos agentes responsáveis. As películas metalizadas ou refletivas são proibidas em qualquer hipótese, sendo válido também para os adesivos que possuem grandes proporções e que afetam a visibilidade.
Molas traseiras arqueadas
Essa pode ser considerada uma das principais alterações feitas por caminhoneiros. Nesse sentido, instalar molas arqueadas, bem como calços adicionais serve para elevar a traseira do caminhão. Muitas vezes essa ação é realizada por motivos de estética e beleza visual. No entanto, esse procedimento pode gerar vários problemas.
O primeiro deles está relacionado ao fato de que alterar a conformação da estrutura do caminhão pode ocasionar em sobrecarga sobre o eixo dianteiro, provocada pela inclinação excessiva do chassi. Somado a isso, também dificulta as ações de carga e descarga de produtos e mercadorias. Sem contar que a altura exagerada da traseira pode resultar em colisões traseiras. Por conta disso, essa alteração é proibida pelo Contran segundo a Resolução nº 479/2014.
Painéis luminosos
Por fim, outro item proibido para ser usado em caminhão é o painel luminoso que normalmente é instalado na dianteira do veículo. O fato que justifica a proibição tem a ver com a possibilidade de gerar distrações nos demais motoristas que trafegam à sua volta. Esse tipo de restrição vale para qualquer veículo, havendo exceção apenas para aqueles de transporte coletivo de passageiros.
Mesmo assim, vale destacar que as mensagens contidas no painel devem ser usadas apenas para passar informações sobre o serviço prestado. Todas essas normas são previstas na Resolução nº 254 do Contran, que teve algumas alterações pela Resolução nº 580/2016.
Portanto, essas foram as principais informações acerca de quais são os acessórios proibidos para caminhão. Vale reforçar que a ação de instalar esses itens pode gerar grandes prejuízos para o caminhoneiro e para a empresa, além de comprometer a segurança, sendo válido conhecer quais são eles e nunca instalá-los.