Totalmente autônomo, o novo Caterpillar 789D é o maior caminhão-pipa totalmente autônomo do mundo. O desenvolvimento da tecnologia foi feita pela própria Caterpillar, para atender as demandas de clientes que precisavam desse tipo de equipamento em seus sites de mineração.
A Caterpillar destaca que o veículo pode operar de forma completamente autônoma, e que foi desenvolvido para atender aos objetivos dos clientes, aumentando a segurança e a produtividade dentro das minas.
“Todos nós estamos trabalhando em prol da mina autônoma do futuro. Porque? Porque para clientes de mineração que operam caminhões em ambientes remotos e acidentados, as soluções autônomas e de monitoramento de frota, como o MineStar, mantêm os operadores seguros e as operações de mineração funcionando melhor do que nunca. Quando um importante cliente de mineração solicitou que uma tecnologia autônoma fosse aplicada aos caminhões-pipa em seu site, além dos próprios caminhões de mineração, a Equipe Caterpillar começou a trabalhar no desenvolvimento do primeiro caminhão-pipa totalmente autônomo, o 789D”, disse Craig Watkins, Gerente Comercial MineStar da Caterpillar.
Caminhões pipa de grande porte em minas são usados para redução da poeira nas estradas de terra, garantindo que o restante do trabalho, também com caminhões gigantes, seja feito com mais segurança e agilidade. Mas houve todo um cuidado para que o trabalho de molhar as vias seja feito de forma correta, evitando a criação de áreas com barro.